Publicado em 07/Mar/2016

Na última quarta-feira, 02 de março, reuniram-se no CEAGR II diretores de departamentos e de unidades acadêmicas, professores e professoras da instituição, bem como técnicos do NURIC e da FADURPE, a convite da Coordenação Geral dos Cursos Lato Sensu, CLASE, com a finalidade de conhecerem e apreciarem o novo Programa Lato Sensu da UFRPE.

A reunião foi iniciada com a fala da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Madalena Guerra, que destacou a importância da UFRPE retomar a tradição em ofertar cursos Lato Sensu. A Pró-Reitora também ressaltou o trabalho inovador que tem sido desenvolvido pela CLASE como a plataforma virtual e o mapeamento de editais abertos para projetos lato sensu, entre outras ações, que têm dado mais agilidade aos trâmites burocráticos.

Em seguida, o Assessor de Assuntos Estratégicos de Planejamento Institucional da UFRPE, professor Emídio Cantídio, falou sobre o potencial intelectual que os professores e as professoras da Rural têm em desenvolver projetos de caráter sócio-científico por meio da promoção de cursos de aperfeiçoamento e cursos Lato Sensu.

O professor Cantidio também chamou atenção de todos para a leitura da Lei do Marco Civil em CT&I, aprovado recentemente pelo Congresso nacional e sancionado pela presidência da republica. Finalizou lembrando que a CLASE está mais atuante e mais próxima dos/as docentes e autoridades departamentais permitindo um trabalho conjunto em parceria com o NURIC e a FADURPE.

A coordenadora da CLASE/PRPPG, professora Flávia Conceição Ferreira, apresentou o novo Programa Lato Sensu explanando questões pedagógicas, administrativas e jurídicas que norteiam o desenvolvimento de projetos. Em seguida, Patrícia Moura (Nuric) e Ivaneide Machado (FADURPE) falaram sobre os regimentos, convênios e parcerias. Por fim, o João Delgado apresentou a nova plataforma de gestão acadêmica virtualizada para o apoio aos coordenadores de cursos lato sensu, por ele desenvolvida.

A partir dessa iniciativa, espera-se estimular futuras ações dos/as docentes, departamentos e unidades acadêmicas no sentido de promover a retomada da oferta de cursos de especialização e aperfeiçoamento na UFRPE, buscando, assim, preencher uma lacuna de demanda da sociedade e do setor empresarial que, há tempos, aguarda uma forte ação da Universidade destinada à formação de recursos humanos altamente qualificados nos níveis de especialização e aperfeiçoamento (Pós-graduação Latu Sensu), em todas as áreas de competência de nossa UFRPE.