Formas de Financiamento da Pós-graduação

A Pós-graduação é financiada com recursos próprios da UFRPE, assim como recebe recursos externos de vários órgãos, como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco  (FACEPE) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Os Programas de Pós-graduação (PPG), nos níveis de Mestrado e Doutorado acadêmico, recebem auxílio financeiro da CAPES, por meio do “Programa Demanda Social (DS)” e do “Programa de Apoio à Pesquisa (PROAP)” para aqueles que possuem nota igual ou inferior a 5, ou do “Programa de Excelência Acadêmica (PROEX)” para aqueles que possuem nota 6, na avaliação da CAPES. No entanto, os Mestrados e Doutorados Profissionais são financiados por meio de convênios entre instituições público-privadas e pela UFRPE. Os PPG em Associação, na modalidade de Mestrado Profissional, são financiados pelo “Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (PROEB)” da CAPES, que concede bolsas e auxílios financeiros para as despesas de custeio.

O CNPq concede bolsas de estudo diretamente aos PPG ou aos pesquisadores – orientadores, por meio de editais específicos lançados anualmente, substituindo as cotas dos PPG, vigentes até o ano de 2020.

A partir de 2006, a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco  (FACEPE) constitui uma grande agência fomentadora da Pós-graduação da UFRPE, por meio da concessão de Bolsas de Estudos para alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu acadêmicos, assim como do financiamento de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores da UFRPE.

A FINEP é responsável pelo financiamento da estrutura multiusuária de pesquisa na UFRPE, visando consolidar os PPG, como construção de laboratórios, aquisição e manutenção de equipamentos de grande porte.

Além disso, docentes da UFRPE têm buscado Bolsas de Estudo para seus orientandos em outros Estados, bem como submetem propostas em Chamadas/Editais dos diferentes Órgãos de Fomento que contemplem a concessão de Bolsas de Estudos.

 

Programa de Bolsas Demanda Social da CAPES

Com a finalidade de formar recursos humanos de alto nível necessários ao país, o Programa de Demanda Social (DS) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação Stricto Sensu oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, por meio da concessão de bolsas de estudo, nos níveis de mestrado e doutorado.

Portaria de regulamenta a Bolsa de Demanda Social – CAPES

Acompanhamento das Bolsas Demanda Social na UFRPE

Formulário – Doc.

Termo de compromisso

 

PROAP

Tem o objetivo de financiar as atividades dos Programas de Pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos.

Portaria do PROAP

Resolução do PROAP na UFRPE

Manual do PROAP

Planilha de saldo