Publicado em 12/Dec/2025
Egressa da UFRPE vence Prêmio Capes de Tese 2025

Egressa do Programa de Pós-Graduaçção em Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno) da UFRPE, Anna Karolina Borges, foi vencedora do Prêmio Capes de Tese - Edição 2025 na área de Biodiversidade. O Prêmio Capes de Tese é considerado a mais importante honraria acadêmica concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A estudante defendeu a tese intitulada “Determinação de prioridades para a conservação de cavalos-marinhos (Syngnathidae: Hippocampus) no Brasil”, sob a orientação do professor Rômulo Romeu da Nóbrega Alves, e coorientação da professora Tacyana Pereira Ribeiro de Oliveira, ambos da UEPB. 

Os resultados da pesquisa evidenciaram deficiências na proteção das três espécies de cavalos-marinhos no Brasil, apontaram áreas prioritárias para sua preservação e ressaltaram a importância de incorporar o conhecimento ecológico local em ações voltadas a espécies raras e em risco. A pesquisa igualmente destacou o papel fundamental dos manguezais como ambientes indispensáveis aos cavalos-marinhos, sobretudo na região Nordeste do país.

O Prêmio Capes de Tese está na sua 20º edição e foi realizado no dia 11 de dezembro de 2025. Foram premiados os vencedores das 49 áreas de avaliação, além de três ganhadores dos Colégios Humanidades, Ciências da Vida e Ciência Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.