As atividades de administração geral dos PPG tiveram início em 1974, com a criação da “Coordenadoria Geral de Pesquisa”, e em 1975, com a inclusão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no novo Estatuto da UFRPE (Resolução 95/1975, 08/09/1975). Fica, portanto, criada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFRPE, cujas atividades iniciaram em 1976.

Ao longo dos anos, o resultado das políticas institucionais de estímulo para a capacitação de professores e contratação de doutores na UFRPE possibilitou o crescimento considerável no número de PPG na UFRPE, sendo criados 13 PPG no período de 2001 a 2009, e 21 PPG no período de 2010 a 2019. No período de 2020 a 2024 foram criados 6 programas e 5 saíram da responsabilidade da PRPG, devido a emancipação da UAG/UFAPE, atualmente a UFRPE possui 43 PPG.

Além do crescimento no número de PPG, observou-se na UFRPE a consolidação dos PPG com o aumento do número de programas com conceitos melhores, resultado dos projetos institucionais de apoio às atividades de pesquisa e pós-graduação, e do aumento considerável nas notas obtidas pelos programas nas avaliações realizadas pela CAPES. Assim, em 2020, a UFRPE obteve um aumento de mais dois PPG avaliados com Nota 6, considerados de Excelência Internacional. Já tínhamos com este conceito os programas de Engenharia Agrícola e Entomologia, e foram incluídos os PPG em Biociência Animal e o Doutorado em Biotecnologia.

Os principais Programas Institucionais implementados pela PRPG, com o objetivo de consolidar os PPG estão listados abaixo:

Programa de Excelência da Pós-Graduação (PEPG)

A UFRPE atualmente conta com quatorze PPG consolidados, sendo dez programas com nota 5 e quatro programas com nota 6, considerados de excelência, segundo os critérios de avaliação da CAPES e também vários Programas em fase de consolidação.

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, cientes da necessidade de apoiar o avanço na qualidade dos PPG e suas notas/conceitos na CAPES, criaram o Programa de Excelência da Pós-Graduação (PEPG) que tem por objetivo apoiar os PPG Stricto Sensu da UFRPE a buscarem a consolidação em suas atividades de pesquisa e ensino, contribuindo para a formação de recursos humanos altamente qualificados para o país. Além disso, o PEPG objetiva elevar a inserção internacional dos PPG, bem como aumentar a inserção nacional e representatividade da UFRPE nos conselhos decisórios da educação, ciência e tecnologia do país. O Programa também terá como objetivo valorizar o reconhecimento acadêmico nos mais diversos segmentos da UFRPE e discutir junto à comunidade acadêmica as metas a serem buscadas em longo prazo, por meio do Planejamento Estratégico da Pós-Graduação na UFRPE. O PEPG conta com ações para atingir os objetivos pretendidos. Essas ações estão descritas a seguir.

Programa de Monitoramento e Acompanhamento de Indicadores da Pós-Graduação

Visando consolidar os PPG, este subprograma objetiva elevar a qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRPE. Para tal, são levantados os indicadores acadêmicos de cada PPG em planilhas cuidadosamente elaboradas, seguindo critérios das diferentes áreas de avaliação da CAPES. Em seguida, são formadas comissões compostas por participantes internos e externos à UFRPE, preferencialmente pesquisadores que tenham participado dos comitês de avaliação da CAPES. Estas comissões são formadas obedecendo às áreas e níveis dos PPG a serem avaliados e, em conjunto com o corpo docente do Programa, propõem metas intermediárias a serem alcançadas pelo PPG, bem como ajudam a avaliar os relatórios quadrienais e APCN. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) provê mecanismos complementares, objetivando o cumprimento das metas. A PRPG realiza esforços no sentido de apoiar com recursos materiais e/ou humanos para que os PPG possam atingir as metas planejadas.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco iniciou o processo de autoavaliação institucional dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em 2020, correspondendo às atividades desenvolvidas no ano de 2019. Assim, a determinação dos pontos estratégicos da análise dos PPG da UFRPE foi estabelecida e periodicamente acompanhada por uma Comissão formada por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos e coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Esta comissão realizou a avaliação sistemática dos dados obtidos nos Programas, concluindo um ciclo de seis autoavaliações (2019-2024) dos Programas da UFRPE (https://www.prpg.ufrpe.br/pt-br/relatorios-autoavaliacao). Os resultados comparativos entre os anos mostraram uma evidente evolução em diversas atividades acadêmicas avaliadas e, também foi importante para corrigir as fragilidades detectadas. A experiência prévia obtida nos quatro primeiros relatórios de autoavaliação possibilitou avanços importantes na identificação das forças, fragilidades e oportunidades dos Programas, assim como na realização do planejamento estratégico e ações com o objetivo de proporcionar melhores condições acadêmicas e administrativas aos Programas. As autoavaliações anteriores proporcionaram um alicerce para reforçar a identidade e a missão dos Programas, despertando para a necessidade de focar em soluções inovadoras de impacto social, econômico, ambiental e cultural para resolver problemas no Estado de Pernambuco e na Região Nordeste. Um exemplo da evolução dos indicadores avaliados foi o processo de internacionalização da UFRPE que foi reforçado pelo Programa CAPES/PrInt/UFRPE aprovado em 2018 com ações importantes que permitiram o fluxo in e out de docentes (PVnE), discentes (PDSE) e pesquisadores estrangeiros para a Instituição (PVE). Estas ações proporcionaram um grande avanço institucional, colocando a UFRPE no cenário internacional de pesquisa de qualidade. A publicação da sexta edição do Relatório de Autoavaliação dos PPG da UFRPE, referente às atividades acadêmicas e administrativas demonstrou a evolução do processo de consolidação dos Programas e identificou a necessidade de atuar de forma coletiva para fortalecer suas ações nas diferentes áreas.

Programa de Inserção Internacional da Pós-Graduação

Este Programa objetiva elevar a inserção internacional de PPG, principalmente os já consolidados. Para os PPG´s com nota 5 ou superior foi aprovada a resolução do CEPE 214/2012, que regulamenta o custeio de missões anuais de trabalho pela PRPG. Essas missões têm como objetivo intensificar as ações de cooperação internacional desses programas. Após o término da missão, os participantes terão de enviar alunos pelo Programa PDSE/CAPES, ou equivalente, para as instituições visitadas e/ou submeterem projetos de cooperação acadêmica em conjunto com a instituição estrangeira visitada. Missões subsequentes ocorrerão após o cumprimento das metas da missão anterior. A primeira missão de trabalho ocorreu em novembro de 2012, onde cinco Programas com nota 5 da UFRPE visitaram a Texas A&M University, College Station, TX. Outras missões foram apoiadas pela UFRPE.

Em 2018 a UFRPE aprovou o projeto no Programa Institucional de Internacionalização – PrInt, financiado pela CAPES, com duração de 4 anos (2019-2022). Devido à pandemia causada pela COVID-19, este projeto foi prorrogado até 2024. Desde o início, o Programa CAPES/PrInt/UFRPE tem lançados editais e aprovado inúmeras propostas para Professor Visitante do Exterior (PVE); Professor Visitante no Exterior (PVnE), nas categorias Sênior e Júnior; Missōes de Trabalho no Exterior (MTE); Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE); e Jovens Talentos com Experiência no Exterior (JTEE).

A Universidade Federal Rural de Pernambuco tem investido e se destacado nos últimos anos no eixo estratégico da Internacionalização por reconhecer a sua relevância para a qualidade da Pós-Graduação. Para isto, conta na estrutura organizacional de um Núcleo de Internacionalização, denominado NINTER e que é responsável por executar a política de Internacionalização Institucional nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. O NINTER atua na gestão da cooperação internacional, auxílio a captação de recursos do exterior, gestão de eventos e treinamentos para internacionalização institucional, apoio à mobilidade acadêmica internacional, recepção de estrangeiros, tradução de documentos oficiais, e apoio às atividades linguísticas.

Com vistas a valorizar e executar as ações de internacionalização diretamente com os Programas de Pós-Graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação inseriu na estrutura organizacional uma coordenação especializada, denominada Coordenação de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (CIPPG) que, contribui com o NINTER na gestão da internacionalização com foco específico na Pós-Graduação. Esta coordenação gerencia os Programas de Internacionalização de agências de fomento à pesquisa nacionais (CNPq e CAPES), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e demais agências que fomentam ações de internacionalização de interesse da UFRPE. Nesse sentido, os Programas de Pós-Graduação da UFRPE participam anualmente com propostas no Edital de Programa de Doutorado Sanduíche - PDSE da CAPES e dos editais de mesma modalidade do CNPq. Adicionalmente, os Programas possuem o suporte da FACEPE na modalidade de Auxílio à Mobilidade Discente, que financia estágio no exterior para discentes de mestrado e doutorado vinculados aos Programas de PG de Pernambuco. A FACEPE também instituiu o Auxílio Pesquisador Visitante (APV) que financia missões de trabalho no exterior para docentes e tem beneficiado nossos docentes. Além do envio de estudantes e docentes para o exterior, os Programas têm investido na Internacionalização em casa (Home Internationalization) por meio de atração de discentes de universidades estrangeiras para cursarem o mestrado e doutorado integral em nossos Programas. Para isso, a UFRPE é associada ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o que tem possibilitado o ingresso semestral de discentes estrangeiros. Nos últimos 10 anos os nossos Programas receberam 122 discentes estrangeiros, sendo 60 deles no quadriênio 2021-2024, com destaque para países da América Latina e África. Em 2024, a CAPES lançou o Edital Move La America direcionado para financiar intercâmbios de discentes estrangeiros de países da América Latina e Caribe nos Programas do Brasil. A UFRPE aderiu ao Programa e disponibilizou vagas para o referido programa e iremos receber discentes estrangeiros em 2025.

Além dos editais institucionais de mobilidade acadêmica internacional, os nossos docentes aprovaram dezenas de projetos com parceria internacional que possibilitaram uma ampliação da mobilidade e cooperação internacional. Os resultados dessas parcerias serão observados nos números de publicações com parceiros estrangeiros durante a avaliação do quadriênio. É importante destacar ainda que os Programas contam com o suporte do Núcleo de Idiomas, vinculado ao NINTER, o que possibilita a aplicação de testes de proficiência em língua estrangeira para os discentes brasileiros e de português para os discentes estrangeiros, bem como a oferta de turmas de idiomas (inglês, francês, espanhol e português para estrangeiros) específicas para discentes da Pós-Graduação ou não.

No que diz respeito aos resultados das ações de internacionalização, considerando os últimos dez anos, os Programas da UFRPE enviaram 127 discentes para realização de Doutorado Sanduíche no Exterior, sendo 57 no Quadriênio 2021-2024. Nos últimos dez anos os docentes vinculados aos Programas realizaram um total de 104 sabáticos (professor visitante no exterior), sendo 54 deles no Quadriênio 2021-2024. Também nos últimos dez anos, os docentes vinculados realizaram um total de 127 missões de curta duração no Exterior, sendo 72 dessas missões realizadas no Quadriênio 2021-2024. Os principais destinos dos nossos discentes e docentes no Exterior são os Estados Unidos e países da Europa como Espanha, França, Portugal, Alemanha e Inglaterra.

A UFRPE foi uma das 36 instituições que aprovou a proposta no Programa Institucional de Internacionalização CAPES/Print. A execução do Projeto iniciou-se em 2019 e foi concluída em 2024. A proposta foi acompanhada por um comitê Gestor que geriu todos os editais de mobilidade docente e discente internacional, a exemplo das modalidades de Professor visitante no Exterior (Júnior e Sênior); Professor Visitante do Exterior (pesquisadores estrangeiros que vieram para missões presenciais nos PPG’s); Doutorado Sanduíche no Exterior, Missões de trabalho no Exterior e Jovem Talento do Exterior. A expressividade e os resultados das ações de internacionalização serão demonstrados no detalhamento do relatório de cada PG no eixo de internacionalização, especialmente no quadriênio que está sendo avaliado (2021-2024).

Programa de reconhecimento acadêmico

Este Programa objetiva o reconhecimento acadêmico de docentes e discentes da UFRPE, por meio de concessão de certificados e/ou premiações como:

Prêmio de Teses e Dissertações Prof. Dárdano de Andrade Lima (Resolução CEPE do 25/2013) reconhece anualmente o mérito acadêmico das melhores Teses e Dissertações dos PPG Stricto Sensu da UFRPE.

Programa de Inserção Nacional da Pós-Graduação da UFRPE

Este Programa tem por objetivo elevar a inserção nacional da Pós-Graduação da UFRPE. Para isso, a PRPG, conjuntamente com a comunidade acadêmica da UFRPE, convidar gestores de Ciência e Tecnologia do Brasil, bem como pesquisadores de renomada reputação para proferir palestras em seminários amplamente divulgados na comunidade acadêmica.

O Plano de Gestão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem como meta, valorizar e dar visibilidade às ações de impacto sociais realizadas no âmbito dos Programas por meio da inserção social desenvolvida nos projetos de extensão universitária nas diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, a integração das atividades de extensão na pós-graduação é responsável por promover a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, conectando a produção de conhecimento com as demandas e desafios da sociedade, por meio da Pesquisa Aplicada e Projetos de Intervenção, Parcerias com Comunidades e Setores Produtivos, Formação de Profissionais Comprometidos com a Realidade Social, Transferência de Tecnologia e Conhecimento, Produção de Conhecimento Crítico e Inclusivo, Desenvolvimento de Políticas Públicas e Ações Estratégicas e, por fim, Publicação e Disseminação de Resultados de Impacto Social. Ressaltamos que os projetos de extensão da UFRPE estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A proposta de extensão da UFRPE aprovada no âmbito do PROEXT-PG envolveu 28 Programas de diferentes áreas do conhecimento, onde a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade estão presentes de forma marcante, ampliando a oportunidade de impactar positivamente as comunidades que receberão as ações transformadoras deste projeto. O Programa de Apoio à Consolidação da Extensão Universitária dos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (PROEXT-PG/UFRPE) é uma proposta multidisciplinar que envolve 28 PPG em diferentes áreas do conhecimento e tem como objetivo consolidar as atividades interdisciplinares e institucionais da pesquisa vinculada à extensão. O projeto foi organizado em seis eixos temáticos, abrangendo diferentes áreas do conhecimento onde são realizadas ações importantes e transformadoras nas áreas social, ambiental, econômica e cultural, em nível local e regional. O projeto iniciou em 2024 e nesse ano realizou-se a I Oficina de Extensão aplicada à Pós-Graduação da UFRPE, onde os Programas envolvidos foram agrupados de acordo com os objetivos do projeto e foram discutidas e definidas as ações conjuntas desenvolvidas nas comunidades partícipes. Os objetivos aprovados no projeto Institucional foram organizados nos seguintes eixos temáticos: Meio Ambiente; Produção Animal; Educação e Ciências; Tecnologia da Informação; Cultura e Políticas Públicas; Educação Alimentar e Saúde.

O Plano de Ação do Programa de Apoio à Consolidação da Extensão Universitária dos Programas envolve 28 dos 42 Programas de Pós-Graduação da UFRPE, com representação de quase todas as grandes áreas do conhecimento. A proposta é realizada integrando as atividades dos(as) bolsistas aos(às) docentes e discentes de Programas de Pós-Graduação, incluindo Programas das duas Unidades Acadêmicas, situadas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. As ações de extensão do PROEXT-PG/UFRPE tem como foco principal o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, educação, saúde e tecnologia, com a participação de docentes e discentes da Pós-graduação e Graduação em diversos territórios do Estado de Pernambuco. As ações impactam positivamente na qualidade de vida da sociedade civil, por meio de atividades de extensão realizadas na área das ciências agrárias, educação, saúde e tecnologia e na redução de assimetrias sociais destacadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Programa de Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFRPE

A Pró-reitoria de Pós-Graduação juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento da UFRPE realizaram uma ação importantíssima para atualizar os planejamentos estratégicos dos Programas de Pós-graduação elaborados em 2019-2020, conectada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRPE. Dentre as ações realizadas em 2020 foram a criação de um guia prático de planejamento estratégico, reuniões com as coordenações dos Programas e atualização do planejamento estratégico dos Programas. O guia está disponível no site: http://ww2.proplan.ufrpe.br/sites/ww2.proplan.ufrpe.br/files/GUIA_PR%C3%81TICO_DE_PLANEJAMENTO_ESTRAT%C3%89GICO_NA_UFRPE_2020_0.pdf.

Dentre as funções clássicas da gestão administrativa: planejar, organizar, dirigir e controlar, talvez a mais significativa e abrangente seja justamente a primeira. O planejamento como o processo de planejar vem sendo cobrado insistentemente como uma necessidade para o desenvolvimento da sociedade brasileira nas esferas públicas e privadas. Então, o “Planejamento Estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, por meio de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” O Planejamento Estratégico dos Programas de Pós-graduação da UFRPE foi elaborado a partir de um processo sistemático de autoconhecimento e desenvolvimento organizacional, visto que, ao definir condições futuras almejadas, teve como premissa uma análise apurada sobre a situação em relação ao ambiente. Além disso, um conjunto de procedimentos formais, exigiu a elaboração de planos de ação, custos e prazos, a fim de acompanhar as atividades, com o intuito de atualizar e aprimorar o planejamento instituído. Os planejamentos estratégicos foram aplicados em ciclos quadrienais, de modo que, uma vez iniciado, foi desenvolvido ao longo do tempo e passou por períodos de execução, monitoramento e revisão. Cada ciclo, adaptado à realidade do PPG, foi composto por uma comissão interna do Programa que revisou todas as partes do planejamento: identidade organizacional, análise ambiental, objetivos estratégicos e planos de ação. Cada PPG acompanha os resultados obtidos e avalia se as metas previstas no planejamento para o quadriênio (2021-2024) foram cumpridas integralmente ou parcialmente, realizando assim um novo ciclo de planejamento para a avaliação quadrienal seguinte (2025-2028). Deste modo, planeja-se novas metas e objetivos estratégicos para definir e o que queremos ser em um futuro como Programa de Pós-Graduação em um cenário local, regional, nacional e internacional.

Programa de Apoio à Estrutura Laboratorial dos PPG

A PRPG poderá apoiar Laboratórios vinculados aos PPG, por meio de edital específico, objetivando consolidar a estrutura de pesquisa dos PPG, bem como aumentar a eficiência do uso desses laboratórios. O apoio se dará pela aquisição de reagentes e materiais de pesquisa para os Laboratórios, que, por sua vez, terão que prestar serviços de análises para a comunidade acadêmica da UFRPE. Esse edital está sujeito à disponibilidade orçamentária da PRPPG.

PLANO DE CONSOLIDAÇÃO DOS PROGRAMAS (A, 3 E 4) DA UFRPE

Os Programas de Pós-Graduação aprovados (A) e com notas 3 e 4 da UFRPE em funcionamento no ano de 2024 representam um total de 7, 7 e 14 respectivamente. Geralmente, os Programas nota 3 foram aprovados no ciclo avaliativo anterior e receberam a nota mínima na primeira avaliação. Por outro lado, alguns Programas notas 3 já são mais antigos e ainda não conseguiram melhorar os indicadores internos e, consequentemente, o status de nota na avaliação da CAPES. Esses Programas necessitam de uma atenção especial e diferenciada da Pró-reitoria de Pós-graduação no sentido de auxiliar a sua consolidação. Mesmo com recursos escassos, acreditamos que podemos instituir metas a curto, médio e longo prazo que possam contribuir para a melhoria da qualidade de formação dos recursos humanos.

O primeiro passo para alcançar bons resultados é a sensibilização da comunidade de coordenadores e docentes para a necessidade de melhorias no PPG, as quais podem ser concretizadas com o auxílio e a dedicação de todos.

Em um segundo momento, as propostas serão discutidas e avaliadas pelos coordenadores dos Programas. Após os ajustes necessários, as propostas serão implementadas no segundo semestre de 2024.

A seguir listamos os eixos estratégicos das atividades para o Plano de Consolidação dos Programas de Pós-graduação da UFRPE.

  • Realizar visitas periódicas aos Programas de Pós-graduação da Sede e das Unidades Acadêmicas, a fim de estabelecer uma relação de confiança entre as coordenações e a PRPG.
  • Conhecer as fragilidades apontadas pela Comissão de avaliação de Área da CAPES no relatório do ciclo avaliativo 2027-2020 e, por meio de seminários, discutir detalhadamente cada indicador com a Coordenação e o colegiado do curso para estabelecer um planejamento interno e corrigir as deficiências destacadas.
  • Avaliar cuidadosamente os resultados da Autoavaliação do Programa e Criar um Planejamento Estratégico específico por Programa, com metas estabelecidas a curto, médio e longo prazo.
  • Incentivar as ações sociais dos Programas de Pós-Graduação de acordo com as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico para melhorar os indicadores sociais do PPG. As ações de extensão intra ou extramuros receberão apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).
  • Incentivar a elaboração de, pelo menos, um projeto de extensão que possa abraçar as ações de extensão de todos os docentes do PPG, além da utilização dos resultados do Projeto de Extensão da PRPG (PROEXTPG) para alimentar o relatório Sucupira.
  • Acompanhar o posicionamento da produção científica e tecnológica qualificada dos docentes, discentes e egressos em relação a outros Programas de mesma nota da Área de avaliação, além de incentivar a publicação científica e outros produtos científicos e tecnológicos.
  • Iniciar o processo de internacionalização dos Programas 3 e 4 por meio de ações conjuntas solidárias com outros grupos da área já internacionalizados da UFRPE, incentivando-os a participarem de editais de cooperação internacional e de projetos de pesquisa com grupos internacionais.
  • Promover seminários para orientar na elaboração dos relatórios, bem como documentos acessórios do PPG, e acompanhar sistematicamente a escrita dos mesmos no quadriênio 2021-2024 e 2025-2028 por meio de comissão de especialistas da UFRPE e de outras Instituições.
  • Promover cursos de capacitação para os coordenadores e secretários da Pós-graduação para o preenchimento adequado das informações dos indicadores quantitativos e qualitativos da Ficha de Avaliação da CAPES.
  • Realizar seminários anuais de acompanhamento das atividades e indicadores de avaliação dos Programas. Incentivar a realização de workshops de Pós-graduação, individuais e coletivos, com o intuito de divulgar as ações e trabalhos dos PPG.
  • Promover o aumento da visibilidade dos PPG e melhoria da comunicação entre as coordenações e docentes/discentes.

Outras Ações ou Estruturas vinculadas à PRPG para consolidação e excelência dos PPG.

Infraestrutura da UFRPE que atende aos PPG

Os docentes e discentes da UFRPE possuem acesso à rede Eduroam (education roaming). A rede eduroam permite acesso sem fio à Internet localmente (UFRPE) e em milhares de pontos de acesso no Brasil e no mundo com a utilização de uma mesma credencial (login/senha). Desta forma, um usuário da UFRPE (docente, discente e técnico administrativo) pode, por exemplo, acessar a rede sem fio de outra universidade nacional/internacional, que disponibilize o serviço eduroam, com a credencial dele da UFRPE. A rede eduroam é um serviço federado provido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para as instituições participantes da CAFe (Comunidade Acadêmica Federada).

Biblioteca e Acervo

O acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE (SIB-UFRPE) é constituído por cerca de 230.000 volumes, podendo ser consultado pelo Catálogo Online do Pergamum. Os materiais encontram-se organizados em coleções e catalogados com base na Classificação Decimal de Dewey (CDD). A biblioteca da UFRPE possui uma coleção de livros (98.272 exemplares) nas áreas de concentração: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia/Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Possui Coleção de periódicos Nacionais e Estrangeiros, com o Total: 51.674 títulos. Adicionalmente, a UFRPE permite o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, inclusive fora do âmbito da Instituição, a todos Docentes e Discentes e Técnicos da Universidade.

Bases de dados diversas bases de dados podem ser consultadas:

- BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, com maior visibilidade à produção científica nacional.

BDTD UFRPE - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, reúne as publicações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação da UFRPE (Mestrado e Doutorado). Encontramos disponíveis textos completos das obras em formato pdf para download.

- Portal de Periódicos da UFRPE - Abriga as revistas científicas produzidas no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica. O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A Minha Biblioteca é uma solução em Biblioteca Digital que oferece um catálogo multidisciplinar com as principais editoras acadêmicas brasileiras. Reconhecida pelo MEC como acervo de biblioteca, auxilia as instituições de ensino superior no reconhecimento e avaliação de cursos presenciais e EAD. A base foi assinada pela UFRPE durante o Período Letivo Excepcional com o objetivo de suprir a demanda dos alunos e docentes por livros das disciplinas dos cursos de Pós-Graduação, Graduação, Médio e Técnico da UFRPE.

Serviços - Normalização de Trabalhos Acadêmicos: Orientação na elaboração de relatórios, monografias, dissertações e teses de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informações internacionais. Espaço para Pesquisas: o Setor de Periódicos da BC disponibiliza computadores com acesso à internet para pesquisas acadêmicas em base de dados e no Portal de Periódicos CAPES. O espaço se localiza no 1º andar da Biblioteca Central.

- Treinamentos em Bases de Dados: A Biblioteca Central oferece aos seus usuários treinamentos em bases de dados, com foco no uso das bases assinadas pelo SIB-UFRPE, suas ferramentas e orientações para a pesquisa acadêmica.

Políticas afirmativas da UFRPE e PRPG para os discentes da Pós-graduação

A UFRPE possui resoluções de Políticas Afirmativas desde 2018 (Resolução nº 048/2018), atualizada em 2022 (Resolução CEPE/UFRPE Nº 444/2022) considerando mudanças nas leis federais.

A resolução dispõe sobre a política de ações afirmativas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e pessoas trans na Pós-Graduação Stricto sensu e Lato sensu da Universidade Federal Rural de Pernambuco e, também, dá outras providências.

Esta resolução visa regulamentar a política de ações afirmativas na Pós-Graduação Stricto sensu e Lato sensu da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com a finalidade de promover o ingresso e a permanência de pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans nos cursos de Pós-Graduação Stricto sensu e Lato sensu da UFRPE.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, no âmbito de sua história, demonstra, por meio de regulamentação própria, ações internas e procedimentos acadêmicos, minimizar, quando não erradicar, toda e qualquer forma de violação de direitos humanos, promovendo, desse modo, ações inclusivas as quais garantem direitos aos discentes de graduação e pós-graduação.

Diversos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da UFRPE vêm se beneficiando academicamente da adoção de uma política de inclusão, aumentando a diversidade étnica e cultural em seu corpo discente, entendendo-se que esses benefícios poderiam ser expandidos a todos os Programas da UFRPE e cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (aperfeiçoamento, especialização e residência profissional) ao ampliar, de forma explícita e institucional, sua inserção social.

Os programas de Pós-Graduação Stricto sensu e cursos de Pós-Graduação Lato sensu sempre destinam anualmente, no mínimo 20% (vinte por cento) das vagas como reserva para estudantes negros(as) (pretos(as), pardos(as), indígenas e pessoas trans e 8% (oito por cento) para pessoas com deficiência.

Além de garantia no ingresso nos Programas de Pós-Graduação, a UFRPE também possui política para bolsas destes grupos (Resolução CEPE/UFRPE Nº 659/ 2023). Esta resolução trata sobre a gestão de bolsas de estudo de Demanda Social (DS) e Excelência Acadêmica (PROEX), para os discentes de pós-graduação da UFRPE. O Art. 4º da resolução define que para a concessão inicial de bolsa de estudo, o(a) discente deverá atender aos seguintes critérios:

§1º Constar da relação dos(as) discentes selecionados(as) pela Comissão de Gestão de Bolsas de Estudo e homologada pelo CCD do Programa de Pós-Graduação, respeitada a ordem classificatória e os critérios de elegibilidade.

§2º As bolsas devem ser priorizadas para discentes sem atividade remunerada com dedicação exclusiva ou com atividade remunerada que esteja liberado das atividades profissionais e sem recebimento de vencimentos.

§3º Discentes ingressantes por ações afirmativas e/ou em condições de vulnerabilidade socioeconômica devem ser priorizados(as), considerando os percentuais previstos na Resolução CEPE/UFRPE nº 444/2022.

Desta forma, os discentes que fazem parte dos grupos incluídos nas políticas afirmativas que ingressam na Pós-Graduação também são acolhidos nas políticas das bolsas, tanto nos Programas como nos editais das bolsas disponibilizadas pela Pró-reitoria de Pós-Graduação. Assim, a UFRPE cumpre tanto com o acolhimento de pessoas enquadradas nas ações afirmativas, quanto com a viabilização da permanência das mesmas.

Além disso, em junho de 2023, foi criado o Programa de Apoio ao discente da Pós-Graduação (PADPG) no âmbito da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRPE (Resolução CEPE/UFRPE nº 609/2023). Este Programa está caracterizado pelo benefício de Auxílio de Apoio Acadêmico para discentes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. O valor do Auxílio de Apoio Acadêmico é equivalente a 25% (vinte e cinco por cento) do valor pago na bolsa Demanda Social/CAPES para o discente de mestrado, e é pago através de uma verba da Reitoria da UFRPE reservada para este fim. Atualmente é oferecido trinta cotas de auxílio para os discentes de Pós-Graduação. Assim, mais uma vez, a UFRPE vem atuando no intuito da permanência dos seus discentes na Pós-Graduação.

A resolução CEPE/UFRPE Nº 572/2023 que normalizou as vagas na residência estudantil para estudantes matriculados na pós-graduação no âmbito da PROGESTI da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Essa é uma demanda muito recorrente pelos alunos em vulnerabilidade socioeconômica e que ainda precisam da casa do estudante para concluir a pós-graduação.

Restaurante Universitário

Os discentes de pós-graduação e os de graduação têm acesso ao Restaurante Universitário (RU) da UFRPE fazem parte das ações afirmativas desenvolvidas pela PROGESTI e têm a finalidade de oferecer à comunidade universitária refeições nutricionalmente balanceadas, seguras e a preços acessíveis, além de desenvolver atividades relacionadas com o ensino e a pesquisa na área de nutrição e outras ciências afins.

Neles são oferecidos 4 tipos de cardápio, a saber:

- Padrão: preparado com alimentos comuns do dia a dia do nordestino;

- Dieta: destinado a pessoas com restrição a algum alimento em decorrência de alguma patologia relacionada à dieta, bem como aos que requerem uma alimentação para perda de peso;

- Vegetariano: composto por preparações isentas de carnes em geral; com duas opções vegetarianas de prato principal, a saber, vegetariana estrita (além de nenhum tipo de carne, também não há a inclusão de nenhum outro produto de origem animal nas preparações) e ovolactovegetariana (podendo conter ovo e/ou leite);

- Especial: composto por preparações de maior complexidade ou inspiradas em culinárias regionais (ex.: pratos da culinária oriental, como o yakissoba).

No almoço, todos esses acompanham duas opções de salada e de suco e uma de sobremesa. No jantar, acompanham uma opção de salada, duas de suco, uma de sobremesa, além de pão ou torradas.

O cardápio padrão é formado, no almoço, por duas opções de prato principal, uma guarnição, uma opção de feijão e de arroz, além dos itens mencionados acima. E no jantar por duas opções de prato principal, uma guarnição e uma sopa, além dos itens mencionados acima. Ademais, o porcionamento da refeição é adequado, atendendo as especificações contratuais e todo o processo de produção e distribuição de refeições considera os princípios básicos de sustentabilidade.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Os RUs funcionam de segunda a sexta-feira, conforme calendário acadêmico, nos seguintes horários:

SEDE
  • Almoço: 10:30h às 14:00h
  • Jantar:16:30h às 19:00h
UAST
  • Almoço: 11:00h às 14:30h
  • Jantar:17:00h às 19:30h
VALOR DAS REFEIÇÕES
  • Almoço: R$ 3,50
  • Jantar: R$ 3,00

comparecer a sala da Coordenadoria de Gestão de Alimentação e RU (CGARU) portando um documento oficial com foto e CPF e um atestado de matrícula. O cadastramento é contínuo, de segunda à sexta-feira, das 08h às 19h.

Acessibilidade para discentes dos PPG

Em relação à acessibilidade, o Programa também promove ações para discentes, docentes e técnicos. A instituição conta com um Núcleo de Acessibilidade (NACES), instituído em 2013, e integra uma rede de Núcleos de Acessibilidade fomentada nas Instituições Federais de Ensino Superior por meio do "Programa Incluir", cujo papel é atuar na identificação de demandas e na proposição e dinamização de ações institucionais de acessibilidade. As atividades do NACES são regulamentadas pela Resolução 172/2013-CONSU/UFRPE, que define o Núcleo de Acessibilidade como órgão executivo da Administração Superior, diretamente subordinado à Reitoria.

Em 2020, a Coordenação do NACES da UFRPE lançou o “Guia de Acessibilidade: Orientações aos Docentes”, com o intuito de auxiliar os professores de graduação e de pós-graduação na elaboração de planos de ensino que promovam a diversidade e a inclusão. O guia destaca a importância de integrar pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas no ambiente acadêmico. Nele, são apresentadas práticas inclusivas voltadas para indivíduos com deficiência física, visual, auditiva e intelectual. Além disso, o documento sugere adaptações que podem ser implementadas nas aulas para atender às necessidades de alunos com autismo, dislexia, deficiência intelectual, auditiva e visual.

Em 2023, a UFRPE implementou a Política de Acessibilidade e Inclusão (RESOLUÇÃO CONSU/UFRPE Nº 279, de 4 de abril de 2023). O principal objetivo dessa política é garantir a aplicação da legislação que protege os direitos das pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas, conforme descrito no documento. Além disso, busca assegurar o cumprimento das normas técnicas e recomendações vigentes em todas as ações, atividades e projetos promovidos e implementados pela UFRPE. Com base no que foi apresentado, a UFRPE se compromete a orientar suas ações por meio da implementação de políticas de inclusão, permanência e acessibilidade, garantindo que os discentes tenham oportunidades iguais de participar das atividades acadêmicas. Isso abrange as adaptações físicas já disponíveis na maioria dos prédios da Universidade, como rampas e elevadores, além dos serviços de apoio oferecidos pelo NACES, que incluem tutoria e aconselhamento tanto para discentes quanto docentes.