Nesta página é possível visualizar os principais resultados alcançados no âmbito do ensino de Pós-graduação da UFRPE, a partir do ano de 2025, visando prestar contas das atividades desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (modalidades acadêmica e profissional) e nos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu (especializações e residências), por meio da formação profissional e das pesquisas desenvolvidas nas dissertações e teses, com retorno para a sociedade.
Conformidade legal na celebração de TEDs, acompanhamento de prazos e demandas, dando segurança e transparência na utilização do recurso:
A UFRPE possui 42 Programas de Pós-Graduação, sendo: 38 Cursos de Mestrado e 20 Cursos de Doutorado.
A Pró-reitoria de Pós-Graduação da UFRPE realizou no último dia 19 de março a Aula Inaugural da Pós-Graduação, semestre letivo de 2025.1, dando boas-vindas aos(às) novos(as) discentes
Como parte da programação, o Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira ministrou a palestra “A saúde mental na pós-graduação: Caminhos para melhorar a qualidade da ciência”, abordando a crescente importância da saúde mental no contexto acadêmico, gerando um rico debate sobre o tema.
Na ocasião houve ainda a entrega do Prêmio Dárdano de Andrade Lima de Mérito Científico de melhor Tese e Dissertação da UFRPE em 2023.
Estiveram presentes na aula inaugural a Reitora da UFRPE, Profa. Maria José de Sena, o Pró-reitor de Pós-Graduação, Prof. Rinaldo Mota, os(as) Coordenadores(as) da PRPG, Profa. Anete Cavalcanti, Profa. Tatiana Porto, Prof. Edivan Rodrigues e Prof. Ramon Rachide, bem como Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e equipe técnica da PRPG.
foto 1 foto 2 foto 3
Para a avaliação quadrienal a PRPG ofertou cursos com os pesquisadores e também realizou duas reuniões com os coordenadores de pós-graduação na PRPG para ajudar no preenchimento da Plataforma Sucupira. Além disso, a PRPG enviou aos PPG textos institucionais sobre: infraestrutura (laboratórios multiusuários, biblioteca, e demais itens); inserção social, incluindo o PROEXT-PG; internacionalização na pós-graduação; autoavaliação; ações afirmativas e demais ações de manutenção dos discentes. Todos estes textos ajudaram os coordenadores com o preenchimento da proposta de cada PPG.
Foi realizado o envio dos dados quantitativos e qualitativos (proposta) na Plataforma Sucupira/CAPES inseridos pelos Programas de Pós-graduação, referentes ao ano de 2024 pelas coordenações dos PPG. Os dados foram enviados pelas coordenações dos Programas até o dia 17 de março e a PRPG montou comissões internas nas mais diferentes áreas para avaliação das propostas com base nas fichas de avaliação, bem como sugerir mudanças textuais para os coordenadores. Com o esforço conjunto dos servidores dos vários setores da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (em especial com a expertise do seu corpo técnico para a conferências dos dados quantitativos), bem como uma equipe de avaliadores externos, foi realizada a entrega dos relatórios da Avaliação Quadrienal até o dia 22/03. Em seguida, a PRPG homologou os relatórios, após correções realizadas pelos PPG, até o dia 30 de março de 2025.
No primeiro trimestre de 2025, a Comissão de Autoavaliação da PRPG se reuniu para o VI Relatório de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação referente ao ano 2024, o qual finaliza o quadriênio de avaliação da CAPES (2021-2024).
Neste relatório, foram analisados os dados referentes às diferentes categorias e compartilhada uma versão com a minuta do relatório (no drive/on-line) para que os membros da comissão começassem a escrever os dados e discutir as métricas avaliadas. Após bastante trabalho de análise e correção da parte textual da autoavaliação, foi divulgado no site da PRPG o VI relatório de autoavaliação da PRPG com os resultados referentes ao ano de 2024 finalizando o ciclo quadrienal de autoavaliação para os anos de 2021 a 2024.
8.1 Comissão de distribuição de cotas CAPES da PRPG.
Foi lançado o edital nº 03/2025 de bolsas CAPES/DS vinculadas à PRPG, cujas inscrições foram feitas via coordenações dos PPG até o dia 14 de março. A presente chamada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), representada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), tornou pública a abertura de edital de seleção de bolsistas, visando ao preenchimento da cota de bolsas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da CAPES, nos termos da Portaria CAPES no 80, de 11 de março de 2024: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=14364 e demais exigências da CAPES.
8.2. PROEXT-PG
A UFRPE foi contemplada no Edital nº 03/2024 da CAPES/SESU, com uma bolsa de pós-doutorado e outra de iniciação à extensão (graduação) dentro do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG).
O PROEXT-PG/UFRPE é uma proposta multidisciplinar que envolve 28 PPG em diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é consolidar as atividades interdisciplinares e institucionais da pesquisa vinculada à extensão. O projeto foi organizado em 06 eixos temáticos, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Espera-se obter resultados importantes e transformadores nas áreas social, ambiental, econômica e cultural, em nível local e regional de acordo com os objetivos nos eixos temáticos da proposta.
Considerando que o tema da extensão terá protagonismo na avaliação dos PPG, esta aprovação denota o empenho da PRPG, dos PPG bem como da PROExC, no referido eixo estratégicos.
De 04 a 07 de março do corrente ano ocorreu o 1º Seminário de acompanhamento Programa de Apoio à Consolidação da Extensão Universitária dos Programas de Pós-Graduação (PROEXT-PG), evento realizado pela CAPES na Universidade de Fortaleza. A PRPG esteve representada pela Profª Anete Soares, coordenadora do projeto na UFRPE. Este evento trouxe a socialização das ações realizadas nos projetos PROEXT-PG na região nordeste, bem como os planejamentos futuros para o mesmo.
8.3 Bolsas do CNPq institucionais e FACEPE para os PPG
A Pós-Graduação da UFRPE informa o excelente desempenho do corpo docente vinculado aos diversos Programas de Pós-Graduação na captação de bolsas de Mestrado e Doutorado na chamada 29/2024 da FACEPE. Para o semestre de 2025.1 foram aprovadas 129 bolsas, sendo 88 de mestrado e 41 de doutorado.
Além disso, a PRPG foi contemplada com 62 bolsas na Chamada Pública CNPq Nº 50/2024 - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) - CICLO 2025, sendo 48 de mestrado e 14 de doutorado.
No total, a UFRPE receberá um total de 191 bolsas para a Pós-Graduação no primeiro semestre de 2025, o que representa um valor recorde de bolsas novas.
8.4 PRPG Itinerante (visitas aos PPG)
No dia 12 de fevereiro de 2025 a Equipe de Gestão da PRPG (O Pró-Reitor Rinaldo Mota e as coordenações de responsabilidade dos docentes Tatiana Porto, Edivan Souza e Rachide Nunes) esteve na UAST- Unidade Acadêmica de Serra Talhada em visita aos dois Programas de Pós-Graduação da referida Unidade Acadêmica.
A visita aos Programas de Pós-Graduação de Produção Vegetal e de Biodiversidade e Conservação, teve como objetivo apresentar os serviços prestados pela PRPG e que são essenciais para atendimento aos critérios de qualidade requeridos pela CAPES, especialmente relacionadas com o Preenchimento do Relatório da Quadrienal 2021-2024 na Plataforma Sucupira, gestão acadêmica, internacionalização e cursos Lato sensu.
Estiveram presentes na manhã de discussão os coordenadores Prof. Mauricio Leite (Produção Vegetal) e Prof. Carlos Santos (Biodiversidade e Conservação), além de docentes, secretários e discentes dos dois programas. O Prof. Adriano Simões, Diretor Geral e Acadêmico da UFRPE/UAST, também esteve presente. A PRPG agradece a oportunidade e recepção na UAST e reforça o apoio constante para melhoria da qualidade dos Programas visitados.
foto 1
Todos os Programas Novos foram chamados na PRPG para a realização de uma reunião, cujo Prof Rinaldo Mota deu orientações para as atividades iniciais do PPG. Além disso, foram esclarecidas dúvidas dos coordenadores.
O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Rinaldo Mota, e as coordenadoras de programas em Consolidação, Profa. Tatiana Porto, e Excelência, Profa. Anete Soares, recepcionaram os(as) coordenadores(as) e representantes dos novos programas de Pós-Graduação da UFRPE aprovados pela CAPES.
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, teve sua coordenadora pró-tempore nomeada, a Profa Maria do Rosário, para que o processo seletivo seja iniciado e a primeira turma entre em vigor ainda em 2025.2. Por se tratar de um Programa em Associação com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), várias reuniões ocorreram com as diretoras da FUNDAJ para alinhamento das atividades com o intuito de dar início às atividades do PPG.
O doutorado em Física Aplicada também irá iniciar as atividades em 2025.2, já pela abertura de processo seletivo e concorrendo às bolsas da FACEPE.
Foram aprovadas as submissão dos APCN dos cursos de Doutorado em Física Aplicada, bem como o em Administração e Desenvolvimento.
foto 1foto 2
Com o intuito de atualizar o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRPE (PDI) a equipe da PRPG participou de várias reuniões com a Pró-Reitoria de Planejamento estratégico (PROPLAN), bem como com os integrantes da PRPG para alinhar os indicadores, objetivos e metas para o novo período do PDI.
Para tratar do planejamento de ações estratégicas para o anos de 2025 a 2027, que envolvem a PRPG, uma reunião presencial ocorreu na PRPG, dia 28/03, contando com a presença da Pró-Reitora de Planejamento Joana Silva e Raphael Cavalcanti, administrador, e as coordenadoras professoras Anete Soares e Tatiana Porto.
Também para alinhamento interno das ações de internacionalização com o Núcleo de Internacionalização da UFRPE (NINTER) e Coordenação de internacionalização da PRPG, os coordenadores se reuniram para ajustes finais dos textos antes da aprovação pelo Pró-Reitor, Prof Rinaldo Mota.
foto 1foto 2
A Coordenação de Internacionalização participou da recepção da Comitiva da Unversity State Appalachian - EUA. Interesse distinto nas seguintes áreas: sustentabilidade, ecologia florestal, ciências agrárias, negócios, ensino, saúde, ciência de dados e música.
foto 1 foto 2 foto 3
https://prpg.ufrpe.br/pt-br/prpg-visita-programas-de-pos-graduacao-da-uast-para-fortalecer-qualidade-academica-e-criterios-da
foto 1 foto 2
foto 1
Foram aplicados 284 testes, dos quais 199 de língua inglesa, 78 em língua espanhola e 7 em língua portuguesa para estrangeiros. As provas foram aplicadas na Sede Recife, na UAST, na UACSA, na UNIVASF - Juazeiro/Ba e também de forma remota.
foto 1 foto 2 foto 3
A Coordenação de Internacionalização da PRPG publicou a Instrução Normativa UFRPE/PRPG nº 01/2025, que estabelece os procedimentos a serem adotados para a coleta de informações sobre as ações de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFRPE.
O objetivo do documento é instituir e padronizar um protocolo de comunicação dessas ações, a fim de garantir maior organização e efetividade nas ações de internacionalização desenvolvidas pelos PPGs.
https://prpg.ufrpe.br/sites/default/files/legislacao/IN_01_2025_Informacoes_Internacionalizacao_assinado_assinado.pdf
Ocorrido nesta segunda-feira, 14/4, o II Encontro de Estudantes Estrangeiros da UFRPE reuniu 25 estudantes internacionais dos níveis de graduação e pós-graduação, em uma manhã de acolhimento, integração e troca de experiências.
Promovido pelo Núcleo de Internacionalização do Instituto Ipê (NINTER/IPÊ) e pela Coordenação de Internacionalização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), o evento contou com um café da manhã de boas-vindas e uma palestra sobre Mobilidade Acadêmica na UFRPE, destacando serviços disponíveis, oportunidades e ações de apoio à comunidade internacional.
Estiveram presentes a Reitora, Profa. Maria José de Sena; o Diretor-Geral do Instituto Ipê, Prof. Robson Medeiros; os representantes do NINTER, Prof. Rodrigo Carmo e Geyza Lustosa; o Prof. Edivan Rodrigues e Nathanyel, da Coordenação de Internacionalização da PRPG; além das professoras Anete Soares e Tatiana, também da PRPG.
foto 1 foto 2 foto 3 foto 4